Os diferentes modelos de conectores de campo são classificados quanto ao seu polimento, sendo o APC e o UPC os dois tipos mais utilizados no mercado de redes FTTx, seja para instalação, manutenção ou reparo da fibra óptica, por oferecerem uma conexão rápida, montagem simples e ótimo desempenho.
Mas, apesar de ambos serem usados para a mesma finalidade, eles possuem diferenças que vão muito além das cores (verde e azul), você sabe quais são? Qual o melhor para usar? Se não, continue lendo!
Antes, entenda como funciona a transmissão
Ao utilizar conectores de campo, as transmissões são feitas por meio do contato físico entre as extremidades que é afetado diretamente pelo tipo de polimento, além de ser esse polimento quem definirá a forma como a luz será refletida internamente neles.
Então, qual a diferença entre APC e UPC?
A diferença reside no ângulo do polimento de cada um, o que causa diferenças na perda de retorno. Essa perda de retorno é uma medida de luz refletida que é expressa em um valor negativo de dB, e quanto maior o número, melhor o desempenho do acoplamento dos conectores. Veja detalhadamente cada um abaixo:
-
APC
O conector tipo APC (Angled Physical Contact, em inglês) possui em sua ponta angulada em 8°, o que faz com que ele tenha uma área de contato que minimiza as perdas, pois parte da luz que retorna na conexão é jogada para fora da fibra.
Fonte: 2Flex
Na prática, ele funciona assim: quando a luz retorna angulada, ela refletirá várias vezes no filamento da fibra. A cada vez que ela reflete, há uma pequena refração pelo vidro, fazendo com que, até que esse feixe consiga atingir a fonte emissora, sua força já esteja muito menor, oferecendo um menor risco de interferir nos sinais ópticos incidentes.
Fonte: Fiberwan
Por essa razão, no APC a perda de retorno é menor do que no conector UPC, ficando em torno de -60dB.
-
UPC
O conector tipo UPC (Ultra physical Contact, em inglês) possui polimento convexo (arredondado), sendo o ponto de contato entre as duas fibras concentrado no centro (plano). Por isso, a luz é refletida diretamente em direção à fonte de luz.
Fonte: 2Flex
Na prática, ele funciona assim: o feixe de luz retorna exatamente no mesmo eixo do que os feixes incidentes, podendo ocorrer de as luzes se colidirem embaralhando o sinal, o que prejudica a qualidade do sinal óptico enviado.
Fonte: Fiberwan
Por essa razão, no UPC a perda de é maior do que o conector APC, ficando em torno de -55dB.
Qual o melhor?
Levando em consideração apenas o desempenho, o conector APC se sobressai por conta da menor perda de retorno que é 10 vezes menor que o UPC. Entretanto, o conector UPC possui um custo mais acessível, o que o torna mais indicado para atender a maioria das aplicações convencionais menos sensíveis, como CATV, redes de fibra multimodo, de curta distância, de processamento de dados, além de LAN e WAN.
Já os conectores APC são recomendados para aplicações mais complexas e sensíveis, como redes ópticas passivas de alta velocidade e aplicações WDM que usarão vários comprimentos de onda via fibra monomodo e exigem sinalização de fibra óptica de alta precisão.
Atenção na hora da instalação!
Como o conector APC possui um ângulo, ele deve estar em posição oposta ao conector que será acoplado para manter a conectorização correta.
Além disso, como os dois tipos possuem extremidades de formatos diferentes, os conectores APC e UPC não devem ser acoplados juntos, pois ele não funcionará corretamente, podendo gerar uma perda de aproximadamente 3 dB,(o que corresponde a cerca de 50% do sinal antes da conexão) e ainda poderá estragar os dois conectores!
Ainda tem alguma dúvida a respeito desse assunto? Não hesite em entrar em contato para falar diretamente com nosso especialista técnico.
Deixe um Comentário