A utilização dos dois termos é frequente em conversas sobre instalações de redes FTTx, mas, muitas vezes, ainda há divergências e confusões sobre a correta denominação desses aparelhos. Se você já esteve nessa situação e gostaria de esclarecer esse assunto de uma vez por todas, continue lendo!
Afinal, o que são esses equipamentos?
Optical Network Terminal (ONT) e Optical Network Unit (ONU) são aparelhos ativos ópticos utilizados para receber o sinal da rede transmitidos pelas OLTs, sendo responsáveis por levar esse sinal até o cliente final.
Elas são iguais?
Sua função e, portanto, utilização em redes ópticas são a mesma sim, porém, elas possuem uma única diferença que afeta o planejamento da sua infraestrutura.
Essa similaridade é o que faz com que muitos acabem confundindo os dois modelos, o que não será mais o seu caso.
Qual a diferença entre ONT e ONU?
A diferença entre os dois aparelhos está no modo como o sinal chegará até o local do cliente final:
Ao usar uma ONT, ela será instalada nas dependências do cliente (casa, empresa, etc.), que vai receber o sinal óptico da OLT e o converterá em um sinal elétrico. Por isso, ela possui um módulo de uso que pode ser configurado de acordo com a necessidade, contando com entradas para diferentes serviços via cabo óptico, como banda larga, vídeo (IPTV/VoD) e telefonia (VoIP), também conhecidos como Triple Play. Geralmente, esses equipamentos têm antenas de wi-fi para permitir conectar vários dispositivos simultaneamente sem o uso de conexões via cabos.
Já ao usar uma ONU, o aparelho será instalado em uma dependência externa ao cliente, como armários, bastidores ou pedestais em vias públicas devidamente protegidos. Para que o sinal chegue até as dependências do cliente final, é necessário utilizar uma rede, seja ela de pares metálicos, coaxiais ou fibra óptica. Dessa forma, o usuário não possui uma interface direta com a rede PON a ser configurada individualmente, contando com os mesmos serviços e tipos de sinais que trafegarão pela rede.
Qual opção é a melhor?
A escolha do modelo dependerá do tipo de serviço que será oferecido, levando em consideração a distância do atendimento final e as facilidades disponíveis no local, o que faz com que a melhor opção dependa do seu projeto de rede.
Por exemplo, se no seu cenário você conta com um perfil de clientes que possuem alta atividade, requerendo uma banda larga mais veloz, utilizar uma ONT que ficará dentro do cliente com acesso à configuração individual pode ser o ideal. Em situações que seja necessário dividir o sinal dentro de uma mesma localidade coletiva (como prédios), a ONU será mais indicada por oferecer maior praticidade, já que recebe o sinal igualmente sem a necessidade de fazer configuração individual.
Ainda tem alguma dúvida a respeito desse assunto? Não hesite em entrar em contato para falar diretamente com nosso especialista técnico.
Deixe um Comentário