Dentro de um projeto de rede deverão ser feitas inúmeras emendas ópticas, ou seja, a junção das fibras, que permitirão levar o sinal cada vez mais longe, além de servir para fazer mudanças de tipos de cabos e conectar equipamentos ativos.
Para realizá-las, existem duas técnicas comumente utilizadas: a emenda mecânica ou emenda por máquina de fusão, mas ao escolher por qual optar, pode surgir o questionamento “qual a melhor opção?”. Se você já se fez essa pergunta, continue lendo para descobrir!
Emenda Mecânica
No processo de emenda mecânica, o alinhamento das fibras é feito através de estruturas mecânicas. Nelas, as fibras são encaixadas nas fendas do dispositivo, onde as duas pontas são alinhadas, posicionadas frente a frente, visando não sofrer grandes perdas de sinal. Essas estruturas possuem travas para que a fibra não se mova dentro da emenda e também contêm líquidos que minimizam perdas ópticas.
Fonte: Google Imagens
Dessa forma, ela não une permanentemente as duas fibras, apenas mantem as duas pontas alinhadas e juntas, permitindo que a luz passe de uma para a outra.
Por ser um procedimento simples de ser realizado, o custo do investimento em materiais para a operação é baixo, entretanto, não é indicada em redes que exijam uma grande confiabilidade, pois conta com perda por inserção média de ≤ a 0,1dB e a perda de retorno de -40dB, valores esses que irão reduzir a capacidade máxima de desempenho da sua rede.
Máquina de Fusão
A emenda por máquina de fusão tem se mostrado a opção preferida no mercado de telecomunicações atualmente. Ela é feita utilizando uma máquina que alinha automaticamente as duas extremidades das fibras, para então fundi-las permanentemente usando um arco voltaico. Depois disso, é necessário cobrir as fibras nos pontos em que as emendas foram feitas, procedimento que pode ser feito diretamente na máquina.
Fonte: Arquivos Next
O custo do equipamento é alto, pois envolve alta tecnologia. Mas, por outro lado, a máquina de fusão agiliza as instalações, além de garantir melhor precisão de alinhamento, o que permite uma perda menor em comparação à emenda mecânica, variando em média de 0,01dB a 0,02dB, logo, fornece uma conexão com qualidade superior.
Então, qual a melhor opção?
Primeiramente, você deverá analisar seu projeto de rede e o orçamento que você tem disponível para investir. É importante calcular as variações de perdas de ambos os métodos, a perda por quilometro do cabo e estudar o local em que vai ser feita as instalações. Na dúvida, converse com seu engenheiro de telecomunicações.
De forma geral, os dispositivos para emenda mecânica podem ser uma boa ferramenta onde seja demorado se chegar com uma máquina de fusão ou caso você não tenha como arcar com o custo da máquina de fusão no momento. Contudo, caso seja viável, a melhor opção seria a emenda por máquina de fusão, por oferecer uma conexão mais estável, definitiva e de maior qualidade.
Vale ressaltar que, seja qual for o método escolhido, é necessário que os operadores dos procedimentos tenham o devido conhecimento técnico de manuseio, e ambas exigem atenção, cuidado e preparação para sua realização.
Ainda tem alguma dúvida a respeito desse assunto? Não hesite em entrar em contato para falar diretamente com nosso especialista técnico.
Deixe um Comentário