Ao pesquisar e escolher um cabo óptico para comprar, você irá se deparar com as siglas ASU80, ASU120 ou ASU200. Você sabe ao que elas se referem e qual o uso indicado de cada tipo? Se não, continue lendo para conhecer essa importante classificação.
O que significa a sigla ASU?
Quando você encontrar essa sigla na nomenclatura de um cabo óptico, isso significa que ele é um cabo autossustentado (AS) com um único tubo loose (U) pelo qual passam todas as fibras ópticas.
O número que acompanha a sigla refere-se à quantidade de metros em que aquele modelo de cabo consegue se autossustentar, ou seja, em vão de até 80m, vão de 120m ou vão de 200. Esse vão nada mais é do que a distância entre os postes que você irá instalar o sistema de suporte para o cabo.
Dessa forma, cada um deles é indicado para ser utilizado em um tipo de situação. Confira cada um abaixo.
ASU 80
Os cabos ópticos ASU80 se autossustentam em vão de até 80 metros, por isso, são indicados para passagem de cabo em centro urbanos, pois dentro das cidades os postes costumam estar, em média, a 40 metros de distância um do outro, o que garante uma boa sustentação desse cabo.
ASU 120
Os cabos ópticos ASU120 se autossustentam em vão de até 120 metros, por isso, são indicados para passagem de cabo em áreas rurais, local onde os postes costumam estar entre 100 a 110 metros de distância um do outro.
ASU 200
Os cabos ópticos ASU200 se autossustentam em vão de até 200 metros, portanto, é indicado para passagem de cabos em ambiente nos quais os postes se encontram distantes entre si, como em estradas e travessias sobre rios e pontes.
Ainda temos no mercado cabos autossustentados para distancia maiores, como o ASU500, mas o 80, 120 e o 200 são os mais comumente utilizados pela sua aplicabilidade.
Faça a escolha certa para o seu projeto
Ao construir o projeto da sua rede, o engenheiro responsável levará em conta as particularidades do terreno, o que te fornecerá todas as informações necessárias para lhe ajudar a escolher o cabo correto para sua infraestrutura, evitando gastos desnecessários.
Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito desse assunto, não hesite em entrar em contato para falar diretamente com nosso especialista técnico!
Deixe um Comentário