A internet por fibra óptica continua crescendo, mas muitos empresários ainda acabam ficando em dúvida sobre qual a melhor tecnologia a ser adotada ao montar sua rede. Atualmente, em se tratando de infraestrutura FTTx de alta qualidade, as mais utilizadas são a EPON e a GPON, mas para fazer uma boa escolha que trará maior produtividade, é importante entender a diferença entre ambas e qual sua aplicabilidade ideal. Continue lendo para conhecer tudo o que precisa antes de tomar a decisão de qual utilizar em seu provedor!
Entenda o que é a tecnologia PON
Nas redes PON (Passive Optical Network), a comunicação é feita via transmissão e recepção de luz, por isso, não necessitam de energia elétrica para fazer a distribuição do sinal até os clientes. Ela oferece uma infraestrutura de rede de qualidade, com ótimas velocidades de conexão e altas taxas em transmissão de dados, o que a tornou popular nas redes de acesso à internet e também na distribuição do sinal da TV digital, telefonia e sistemas automatizados.
Essa tecnologia possui duas modalidades, EPON e GPON, que, apesar de semelhantes, possuem diferenças que são determinantes para o bom funcionamento do seu provedor, confira cada uma abaixo.
Semelhanças
Em ambos os modos, o comprimento de onda e o alcance das redes são os mesmos:
– Comprimento de Onda: Downstream -> 1490nm e Upstream -> 1310nm
– Distância de Alcance: Até 20km
Diferenças
-
EPON
A EPON (Ethernet Passive Optical Network), também conhecida no mercado nacional como GEPON (Gigabit Ethernet Passive Optical Network) é uma tecnologia anterior à GPON, por isso, ela possui um gerenciamento mais simples e dispõe de produtos com valores mais acessíveis sem perder a qualidade.
Ela utiliza o protocolo Ethernet, o que permite se conectar com um número variado de equipamentos que usem esse mesmo tipo. Possui velocidade de downstream e de upstream simétricas (iguais) de 1.25 Gbps, o que pode fazer com que haja menor taxa útil de tráfego, que gira em torno de 67% para o usuário final.
Sua largura de banda é menor, logo, suporta um número menor de usuários, podendo conectar 64 clientes por porta com transmissão de pacotes de dados de 1518 bytes.
Por essas características, EPON são mais indicadas para os provedores que estão começando as atividades. Mas, apesar de atender um número de clientes menor em comparação à GPON, ela também pode ser utilizada por grandes provedores caso sejam feitos projetos descentralizados (que utilizam várias OLTs), como em instalações em condomínios, por exemplo.
-
GPON
A GPON (Gigabit Ethernet Passive Optical Network) é uma tecnologia mais nova, com recursos de gerenciamento mais desenvolvidos, superiores à EPON, por isso, ela tem um funcionamento mais complexo e o custo dos equipamentos são maiores.
Ela possui velocidades assimétricas (diferentes), sendo o downstream de 2.5 Gbps e o upstream de 1.25 Gbps, o que permite uma taxa de tráfego útil ao usuário final com até 93% de eficiência.
Sua largura de banda é maior, por isso, suporta um número maior de clientes, até 128 por porta, com transmissão de pacotes de dados que variam de 53 bytes a 1518 bytes, fazendo o encapsulamento de dados de variados protocolos para operar multisserviços com eficiência.
Por essas características, GPON são mais indicadas para os provedores que com um alto número de usuários e/ou que ofertam serviços que fazem uso intensivo de banda, como vídeos e serviços de streaming, tornando-se um importante recurso para garantir à alta performance, velocidade e qualidade nas conexões. É ideal também para provedores menores, mas que para que pretendem ganhar escalabilidade no médio ou longo prazos, evitando novos custo no futuro.
Agora, qual escolher?
Ao tomar uma decisão, você deve ponderar sobre as necessidades técnicas do seu provedor (que vão depender do seu modelo de negócio) e seu planejamento para médio e longo prazo, observando as vantagens e desvantagens de cada uma em comparação ao seu cenário.
Por exemplo, caso o seu provedor não possua um número grande de atividades que precisam conectar à rede, o ideal seria a EPON por ser mais barata e menos complicada. Mas caso você tenha um alto número de clientes ou tenha vários usuários dividindo o sinal da sua rede com diversos serviços que utilizam o downstream, o melhor seria escolher a rede GPON, que oferece um desempenho superior nessas condições.
Você também pode optar por começar com um equipamento e depois migrar, pois as duas redes podem coexistir sem qualquer problema. Assim você pode, por exemplo, manter uma parte dos clientes no EPON e ir migrando os usuários pouco a pouco para o GPON conforme a necessidade.
Ainda tem alguma dúvida a respeito desse assunto? Não hesite em entrar em contato para falar diretamente com nosso especialista técnico.
Deixe um Comentário