Um OLT GPON é um terminal de linha óptica responsável pelo gerenciamento do sistema de uma rede GPON, oferecendo uma interface ao restante da rede.
O OLT GPON é constituído por uma porta de enlace entre a rede de acesso e a rede metropolitana, controlando e administrando a transmissão das ONUs (Optical Network Units – Unidades de Rede Óptica).
A função principal de uma ONU é fornecer acesso aos usuários, concentrando o tráfego até que possa transmitir os dados. Ela consegue se localizar em distâncias longas ou curtas do usuário final. Quando a OLT envia mensagens em broadcast, as ONUs reconhecem apenas mensagens destinadas a ela, ignorando outras. Sua outra funcionalidade importante, é a conversão do sinal óptico em elétrico para os dispositivos padrões, como telefones, computadores e outros.
O GPON (Gigabit Passive Optical Network) é indicado para redes de provedores de internet com um alto número de usuários e serviços, contendo velocidade e qualidade nas conexões. Elas possuem largura de banda assimétrica, de 2,5 Gbps para downstream e 1,25 Gbps para upstream, em termos de segurança o GPON é mais avançado que o GEPON.
Conheça algumas características:
– QoS avançado
– Pv6 e Dual Stacked IPv6/IPv4
– Redundância PON
– Redundância de Uplink
– Funcionalidades de Segurança
– Funcionalidades de Camada 3 no OL
– FEC
– Controle contra-ataques do tipo Storm
– Implementação de MVR (Multicast VLAN Registration).
A escolha da rede é um fator determinante para os ISPs. É necessário especificar os objetivos da rede, quem serão os usuários e quais serviços serão prestados. Escolher o OLT GPON adequado é muito importante para, evitar que se faça um grande investimento em equipamentos que se tornarão dispensáveis em pouco tempo. Agora para provedores menor, o OLT GPON Stand Alone é o indicado. Ele agrega um número mais reduzido de usuários e pode cobrir a demanda desses ISPs.
Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco que ficaremos felizes em ajudá-los.
Deixe um Comentário