As emendas ópticas são essenciais em todas as redes FTTx, tornando a máquina de fusão uma ferramenta imprescindível durantes instalações e manutenções de rede. Com isso, o equipamento ganhou uma enorme variedade de modelos no mercado, o que pode gerar confusão sobre qual é a melhor para o seu provedor.
Tendo isso em mente, durante essa leitura, buscamos te auxiliar no entendimento dos diferentes tipos de alinhamento realizados nessas máquinas, pois ele é um dos principais critérios a serem levados em consideração na hora da compra.
O que é o alinhamento da máquina de fusão?
Ele nada mais é que o posicionamento de duas fibras ópticas clivadas para que seja feita o procedimento de fusão. Através de seus motores (que tem a quantidade variando com o tipo de alinhamento) e uma peça chamada V-Groove, a máquina garante que as fibras estejam perfeitamente encaixadas para que seja disparado um arco voltaico que faz a ligação entre as duas pontas.
Existem 2 formas de se fazer esse alinhamento: pelo núcleo da fibra ou pela sua casca, diferentes tipos que difere como elas funcionam e o valor do equipamento. Conheça e entenda melhor cada um abaixo.
Tipos de alinhamentos da máquina de fusão:
Pelo núcleo:
Neste tipo, o alinhamento é feito pelo núcleo da fibra com a ajuda de seis motores, que movimentam a fibra de trás para frente, de cima para baixo e também de forma longitudinal. Ela é ideal para fazer a ligação de cabos do backbone, fibras antigas ou que possuem diferentes padrões de fabricação.
Tratando-se de vantagens, esse modelo de equipamento pode ser usado continuamente, sem a necessidade de fazer paradas, o que aumenta a eficiência do serviço dos operadores, além de ser o tipo de alinhamento mais preciso no mercado atualmente, garantindo a alta qualidade da rede. Por outro lado, o custo dessa máquina costuma ser mais alto devido à sua complexidade e capacidade superior, o que pode torná-la inviável.
Pela casca:
Nesse tipo, também conhecido como V-Groove Fixo, dois motores se movimentam para frente e para trás aproximando as pontas. Sua vantagem é que, por ter apenas 2 motores, ela geralmente é mais barata que os demais modelos, sendo indicada para provedores menores ou para fazer pequenas manutenções que não demandem muito tempo de uso do equipamento. Porém, ela não é tão precisa no alinhamento quando comparada aos demais tipos, o que pode levar a uma perda maior de dB.
V-Groove Ativo:
Além do alinhamento pela casca e pelo núcleo, existe ainda um intermediário: o V-Groove Ativo. Nesse modelo, o equipamento possui quatro motores, com uma dupla movimentando a fibra de cima para baixo ou a outra de frente para trás.
Entendi a diferença, e agora?
Alguns cuidados importantes devem ser tomados, independentemente da opção escolhida, pois eles afetam diretamente o funcionamento do equipamento e a qualidade do procedimento realizado, portanto:
– Antes de começar, faça uma boa clivagem da fibra, com a decapagem correta e uma limpeza cuidadosa com álcool isopropílico.
– Ao iniciar o procedimento, tome cuidado para não bater a ponta da fibra, pois isso pode sujá-la ou danificá-la, impedindo até que a fusão seja feita.
– Se depois do procedimento as atenuações das fusões forem superiores às normais, faça uma limpeza nos eletrodos para retirar possíveis impurezas. Inclusive, alguns modelos de máquina já contam com essa funcionalidade.
Ainda tem alguma dúvida a respeito desse assunto? Não hesite em entrar em contato para falar diretamente com nosso especialista técnico.
Deixe um Comentário