O que é FTTH?
O FTTH, também conhecido como Fiber To The Home (ou fibra para o lar, em português), é uma tecnologia de comunicação via fibra ótica. Seu destaque é o feixe de luz que parte da central da operadora e vai diretamente até os usuários. Por “pular” a antiga estrutura de fios de cobre utilizada para telefonia e televisão a cabo, o provedor de acesso fornecerá uma conexão com mais qualidade e velocidade ao seu cliente, independentemente do seu local de acesso.
O FTTH é uma tecnologia recente, desenvolvida para substituir o predecessor FTTC (fiber to the curb/cabinet, ou fibra para a calçada/armário, em português). O FTTC consiste na instalação de fibra óptica e centrais distribuidoras próximas aos usuários e utilização de mediadores de cobre para transmitir sinais entre as centrais e os usuários. Com o FTTH, maiores velocidades são atingidas, o que gera uma entrega de dados bem mais eficiente.
Por que utilizar o FTTH?
Um dos grandes objetivos das empresas de telecomunicações via internet é garantir aos seus clientes conexões rápidas, estáveis e seguras. Com o uso do FTTH, é possível alcançar velocidades de conexão acima dos 100 Mpbs (algo entre 20 e 100 vezes mais rápido que as tecnologias tradicionais como o DSL), possibilitando maiores taxas de download, upload e menor latência. Além disso, a fibra ótica possui resistência a interferências eletromagnéticas, que facilita o transporte de grandes quantidades de informações sem ruídos que a rede elétrica pode gerar.
Infelizmente, os custos de implementação ainda são altos, mas o FTTH é uma opção extremamente lucrativa a longo prazo. Redes de fibra são conhecidas pela sua capacidade de transportar informações em um curto espaço com baixa necessidade de manutenção. Como os custos para manter essa estrutura são menores que os de uma rede FTTC, o investimento inicial é absorvido em pouco tempo. Além disso, as redes de FTTH permitem a portabilidade via nuvem de aplicações com grande capacidade de transmissão de dados como as de big data e outros serviços corporativos sem qualquer problema de congestionamento de banda.
Internet de alta velocidade: A nova era das comunicações humanas
Nos últimos anos, o mercado de telecomunicações mostrou que a necessidade de conexões mais velozes é uma demanda cada vez maior. Hoje, pessoas utilizam a banda larga para consumir vídeos de alta resolução, conectarem-se a serviços de computação em nuvem, jogarem online com amigos e, entre outras coisas, conectarem-se com as pessoas mais próximas em suas vidas. Todos esses serviços necessitam de conexões com grande capacidade de transmissão de dados, algo que só pode ser solucionado com o uso da fibra óptica.
Já o aumento da demanda pelo uso da fibra óptica tanto para consumo doméstico quanto corporativo movimentará milhões de reais nos próximos anos. Neste caso, estar preparado para fornecer redes com estruturas em FTTH é um diferencial que torna empresas mais competitivas. Elas são a chave para um futuro onde a internet é dinâmica, rápida, inteligente e, acima de tudo, indispensável para todos nós.
Ainda tem alguma dúvida a respeito desse assunto? Não hesite em entrar em contato para falar diretamente com nosso especialista técnico.
Deixe um Comentário