A fusão óptica é a união entre duas fibras ópticas, realizada por um equipamento chamado máquina de fusão! Mas afinal, o que essa máquina de fusão faz?
A máquina de fusão alinha os cabos e dispara um arco voltaico, que faz com que a emenda seja realizada, e ao final do processo é inserida uma capa protetora, sobre a emenda. Há dois principais tipos de alinhamentos e um intermediário, entenda suas diferenças:
- Alinhamento pela casca: O alinhamento pela casca também é conhecido como alinhamento da V-Groove fixo, contendo dois motores para realizar essa tarefa. Esse tipo de alinhamento funciona da seguinte maneira: o V-Groove se movimenta apenas para frente e para trás, aproximando as duas fibras para que a fusão ocorra.
- Alinhamento pelo núcleo: O alinhamento pelo núcleo é o mais complexo, que conta com a ajuda de seis motores, dois que movimentam a fibra de trás para frente, dois de cima para baixo e dois que realizam o alinhamento longitudinal da fibra, garantindo um alinhamento perfeito.
Há também o alinhamento V-Groove ativo, que é considerado um alinhamento que fica entre o alinhamento pela casca e o alinhamento pelo núcleo, a diferença entre ambos é que possui quatro motores, sendo dois movimentando a fibra de trás para frente e outros dois de cima para baixo.
Conseguiram entender suas diferenças? Para mais informações, entre em contato conosco!
Deixe um Comentário