Devido à oportunidade de crescimento da banda larga por fibra óptica, o número de provedores regionais de internet (ISPs) continua aumentando a cada ano, o que vai tornando a disputa pelo consumidor cada vez mais acirrada. Para te ajudar a se destacar diante dos seus concorrentes, separamos algumas dicas que te ajudarão a se tornar mais competitivo no mercado. Continue lendo para conferir!
Tenha uma boa infraestrutura de rede
Antes de qualquer outra coisa, como provedor de um serviço altamente requisitado, você precisa garantir a qualidade da conexão dos seus usuários. Para isso, você deverá contar com uma infraestrutura que seja adequada para atender com excelência a sua demanda atual de clientes, além de se preparar para atender – com a mesma qualidade! – os novos usuários da sua previsão de crescimento.
Tenha sempre em mente que, com um serviço que não satisfaz as necessidades do consumidor final, será quase impossível se sustentar diante da concorrência no longo prazo. Então, não encare os investimentos em uma boa infraestrutura como custosos, pois eles são um investimento no sucesso do seu negócio. Basta um planejamento financeiro bem estruturado para que esses custos não prejudiquem sua rentabilidade.
Invista nas melhores tecnologias para seu projeto
Ao trabalhar em ramos que envolvem tecnologia, não há escapatória: é preciso investir em tecnologia e inovação para agregar valor ao cliente, nesse caso, com qualidade e velocidade da rede. Portanto, mantenha-se atento aos novos equipamentos e tecnologias que surgem constantemente no mercado, pois eles surgem justamente para melhorar os resultados do seu negócio!
Aposte na personalização dos serviços
Use o seu porte a seu favor! Ofereça uma proposta de negócio diferenciada, assim, você mostra para o consumidor que, mesmo com opções de operadoras maiores no mercado, você é a melhor alternativa pela capacidade de personalizar os serviços de acordo com a demanda.
Estude sua estratégia de preços e planos
Apesar de todos os demais fatores dessa lista, o preço ainda tem bastante peso no processo de escolha do consumidor, então, para se manter competitivo, você precisará de uma estratégia de precificação certeira.
Ao definir quais planos você oferece e os respectivos preços, olhe para os dois lados: o valor deverá cobrir os custos da empresa apresentando uma boa rentabilidade, mas, ao mesmo tempo, deverá ser atrativo para novos consumidores.
Nessa análise é importante comparar os valores cobrados pelos concorrentes, afinal, se os seus forem muito maiores, provavelmente as pessoas optarão por outra empresa. Caso seja inviável seguir com um preço equiparado, você poderá tentar agregar valor ao seu serviço, fazendo valer o preço pelo seu diferencial. Será um pouco mais arriscado, mas fica como uma alternativa.
Ofereça um atendimento e suporte diferenciado
Pesquisas mostram que oferecer um bom atendimento é um fato decisivo para a escolha dos consumidores, ainda mais dentro do ramo de telecomunicações que frequentemente acumula reclamações a respeito.
Portanto, facilite o canal de comunicação entre o cliente e a equipe, e certifique-se de ter um time bem treinado e motivado para oferecer um bom suporte técnico a seus usuários, sendo atenciosos, ágeis e eficientes. Isso irá te diferenciar e, logo, te destacar dos demais concorrentes, além de contribuir para reter os clientes que estiverem satisfeitos com o serviço recebido.
Eleve a experiência do usuário
Nos últimos anos, o termo “user experience” (experiência do usuário, em português) vem ganhando força entre os empreendedores dos diferentes segmentos devido à mudança no comportamento dos consumidores, que agora desejam mais que serem bem atendimentos, desejam uma experiência do consumidor elevada ao máximo para atingir a satisfação.
Ou seja, você já sabe da importância de ter uma equipe bem preparada para oferecer um bom atendimento, mas você pode ir além para atrair consumidores. Seu provedor deve se fazer disponível para conversar e tirar dúvidas de seus clientes, seja através de chats ou telefone.
O caminho para que esse atendimento seja feito também deve ser facilitado, para que seja facilmente encontrado, compreendido, realizado e finalizado.
E não deve acabar quando a ligação termina! Investir no pós-atendimento pode ser o que falta para fidelizar seus clientes. Envie pesquisas de opinião e faça um acompanhamento para saber se os problemas foram resolvidos durante os atendimentos.
Divulgue seu serviço
Parece óbvio, mas é importante frisar: para que qualquer empresa possa se diferenciar, se destacar e crescer, é necessário investir em marketing, pois como diz o ditado “Quem não é visito, não é lembrado”, então, invista para ser visto!
Existem diversas estratégias que você pode adotar para fazer a divulgação do seu provedor, a escolha de qual optar dependerá do seu cenário. Entre elas, considere anúncios em mídias tradicionais, como TV e outdoors que possuem grande visibilidade das pessoas, e as mídias online, como redes sociais e buscadores, pois hoje o digital está fortemente presente na vida dos usuários de internet e você precisa estar lá quando seus clientes procurarem um fornecedor que lhes resolva o problema.
Apenas tome cuidado para não exagerar nas ofertas feitas numa tentativa de chamar a atenção do público. Prometa somente o que você é capaz de entregar para não acabar queimando a imagem da empresa!
Todas essas dicas possuem o poder de somar rumo ao seu sucesso, mas para serem efetivas, cada uma deverá ser adaptada para a realidade do seu negócio. Sendo assim, reserve um tempo para analisar o cenário da sua empresa e estudar como você pode colocá-las em prática na sua realidade, pois no fim das contas, somente você conhece seu provedor a fundo!
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