Ao tratar de redes cabeadas se faz fundamental manter a organização dos equipamentos, cabos e dispositivos, pois com a sua falta, ficará fácil se confundir entre cabos e mais cabos, levando a pequenos erros que podem atrapalhar o andamento e comprometer a qualidade do seu serviço.
É nesse cenário que entram os patch panels! Continue lendo para descobrir os benefícios que ele pode trazer para a sua rede.
O que é um patch panel?
Ele é um dispositivo utilizado para auxiliar na organização, tornando mais eficiente o trabalho de profissionais de rede e de ambientes que possuem cabeamento de rede. Ele é composto por duas partes, a traseira que é a área de crimpagem e a frontal que é a área de conexão.
Fonte: Google Imagens
Como ele funciona?
Para promover uma organização prática, ao invés dos cabos serem diretamente ligados aos switches, hubs e outros aparelhos, esses cabos são crimpados e distribuídos de acordo com os padrões marcados na parte de trás do patch panel (área de crimpagem).
Fonte: Google Imagens
Assim, eles podem ser facilmente acessados na parte frontal para que sejam feitas as conexões dos cabos pelos operadores.
Fonte: Shutterstock
Quais as vantagens de utilizar um patch panel?
1. Ele aumenta a produtividade, diminuindo a demanda de técnicos e facilitando a manutenção, pois reduz a quantidade de cabos e permite identificar qual porta apresenta problemas.
2. Aumenta a vida útil de switches, pois o trabalho será feito no painel, minimizando a necessidade de manipular as portas do switch e, consequentemente, o risco de queimá-las.
3. Melhora o ambiente físico e visual da empresa, compactando e mantendo a organização dos cabos.
4. Ele permite uma expansão mais prática e barata, já que dispensa novas instalações para aumentar sua rede, pois maioria dos patch panels têm uma quantidade considerável de entradas. Tentar seguir uma expansão sem ele pode comprometer a estrutura da rede e levar a erros graves.
5. Por operarem com padrões que não ficam ultrapassados, os patch panels costumam ter uma vida útil extremamente longa.
Então, vale a pena ter um patch panel?
Definitivamente, sim! Eles serão fundamentais na sua rede em algum momento, especialmente à medida que sua ela cresce, e a tendência certamente é que você queira aumentá-la!
Alguns optam por não utilizam um patch panel, colocando conectores RJ-45 nas extremidades de seus cabos e colocando-os diretamente em seus equipamentos de rede. Do ponto de visto técnico, esse formato é indicado apenas quando o orçamento é curto, mas deve ser evitado, se possível.
Dessa forma, o operador acabará com uma grande bagunça de cabos que pode muito facilmente causar confusão na hora da manutenção, além dos equipamentos ficarem mais sujeitos a constantes mudanças, aumentando a probabilidade de serem danificados.
Sendo assim, aderir a um patch panel é indispensável em qualquer rede que tenha a organização e efetividade como princípio, fazendo valer seu investimento em pouco tempo pelos benefícios oferecidos!
Ainda tem alguma dúvida a respeito desse assunto? Não hesite em entrar em contato para falar diretamente com nosso especialista técnico.
Deixe um Comentário