– O que é a cordoalha?
Cordoalha é um material empregado para a sustentação, utilizados nas redes aéreas que fazem a fixação e junção de alguns acessórios e equipamentos, e principalmente, sustentação, união e fixação de cabos de telecomunicações.
– Tipos de Cordoalha
Existem dois tipos de cordoalhas: as cordoalhas de aço e as cordoalhas dielétricas.
As cordoalhas dielétricas vêm ganhando muito espaço e substituindo a cordoalha de aço em rede aéreas para vãos de até 80 metros, pois são mais modernas e possuem diversas vantagens.
Principais vantagens: são mais fáceis, rápidas e ágeis de se montar ou realizar a manutenção em relação as cordoalhas de aço, devido ao seu peso ser mais leve. Além disso, ela dispensa uso de ferramentas robustas e especiais para realizar o corte do cabo e não precisam de pontos de aterramentos, facilitando o trabalho do técnico na montagem.
A cordoalha dielétrica também possui um isolamento elétrico o qual facilita e torna mais seguro o trabalho do profissional que trabalha com este equipamento, pois diminui os perigos e riscos da energização da rede.
– Modelos de cordoalhas dielétricas
Alguns exemplos de cordoalhas dielétricas muito utilizadas nas redes de cabos de telecomunicações.
1. Modelo de cordoalha FA: Um modelo construído com feixes de fibra aramadas, tornando-a mais flexível, maleável e dobrável. Entretanto, suportam menos quantidade de energia em comparação a FRP.
2. Modelo de cordoalha FRP: Esse modelo, além de suportar incríveis 1.000 KGF, foi construído para ser mais resistente na hora da instalação, mais rígido e resistente à tração.
Ambos os modelos possuem semelhanças, por exemplo, os dois possuem o mesmo diâmetro externo de 6.4mm. Dessa forma, pode-se usar os mesmos acessórios para ambas as cordoalhas, como as alças pré-formadas.
– Motivos de Rompimentos de Cordoalhas
São diversos fatores que podem causar os rompimentos dos fios, confira alguns:
Automóveis altos: um dos motivos mais comuns, por conta de automóveis altos ou com objetos altos que podem chegar a atingir e entrar em choque com os fios, rompendo-os.
Chuvas e tempestades: outras causas e eventos que podem acontecer para o rompimento ocorrem em períodos de chuvas e grandes tempestades. Nesses casos, existe o risco de raios causarem curto-circuito que podem acarretar incêndios ou queda de árvores e galhos os quais podem cair em cima de postes e fios.
Árvores, arbustos e objetos próximos: a poda de árvores e averiguação de objetos próximos à rede elétrica podem evitar grandes acidentes.
Excesso de peso: é preciso estar atento ao peso que o equipamento suporta, o técnico local precisa avaliar se todo o equipamento que está passando pelos cabos excede ou não a capacidade máxima de peso.
– Reparos devem ser feitos por profissionais da área
Em casos de rompimentos de cordoalhas, somente profissionais da área de telecomunicações são aptos a fazer reparos.
Agora que você já sabe o que são cordoalhas, seus diferentes tipos, o que é o rompimento de cordoalha e seus diversos problemas, é só estar atento.
Deixe um Comentário