A fibra óptica nasce como uma tecnologia que garante um nível elevado na transmissão de sinais.
O crescimento dos serviços de telecomunicação e computação elevou a necessidade de conexões mais rápidas, estáveis e seguras. Assim, a fibra óptica se destaca como a melhor opção de investimento, pois possui uma estrutura simples, barata e eficaz.
A fibra óptica possui várias vantagens em relação aos convencionais cabos de cobre, tornando-se assim uma tecnologia cada vez mais necessária e desejada.
Conheça agora as vantagens de trabalhar com fibra óptica:
1. Maior capacidade de transmissão
A velocidade de transmissão na fibra óptica é mais rápida do que nas conexões por fios de cobre, com velocidades que podem chegar até a Tb/s. A melhora na estabilidade e na velocidade de conexão, diminui o tempo no carregamento de páginas, acelera downloads lentos, e melhora videoconferências com alta qualidade e sem ruídos.
2. Menor degradação de sinal
Com a internet banda larga tradicional em cabos de cobre, a intensidade do sinal diminui à medida que o cliente se afasta do provedor. Com a fibra óptica isso não acontece, podendo usufruir de uma boa intensidade de sinal em maiores distâncias.
3. Menor latência
A latência é o atraso que um pacote de dados leva para percorrer a rede de um ponto a outro. A internet através da fibra óptica pode eliminar muitos problemas de latência que prejudicam a experiência do usuário, por exemplo, em downloads e uploads, entre outros benefícios.
4. Imunidade a interferências eletromagnéticas
Cabos de cobre são sensíveis a interferências eletromagnéticas, que podem ser causadas por diversos fatores. O sinal da fibra óptica, por sua vez, não se degrada ou desaparece com essas interferências, por que seus dados são transmitidos através da luz em um meio dielétrico (vidro), e não de correntes elétricas em meios condutores (cobre).
5. Facilidade de instalação
Para aumentar a capacidade de transmissões dos cabos de cobre geralmente aumenta-se o diâmetro dos condutores o que os torna mais espessos, rígidos, que tornam a instalação mais difícil. Já os cabos de fibra óptica, são mais fáceis de instalar por possuírem diâmetros menores e serem mais flexíveis. Por isso, a implantação chega a ser 70% mais barata, enquanto os custos com manutenção, podem chegar a ser até 80% menores.
Deixe um Comentário